Apostando no Futuro

O Instituto Semente do Esporte, em outubro de 2010, assina um convênio com a Fundação Cesgranrio, na qualidade de responsável para gerenciar  o Projeto Apostando no Futuro, nas áreas de esporte, cultura, e lazer. Poucos meses após o início de sua gestão, assume também as áreas de Inclusão Digital e Qualificação Profissional, e passa a coordenar a elaboração do Jornal  ‘O Progresso’, impresso de forma voluntária pelo jornal  A Folha Dirigida’, para os moradores das quatro comunidades beneficiadas pelo mesmo.

No Projeto Apostando no Futuro, o Semente do Esporte efetua novas parcerias, para viabilizar suas ações e passa a ser parceiro das seguintes instituições: Microsoft, Rock in Rio, SENAC, TechSoup Brasil, Conservatório Brasileiro de Música, CIEE, e SESC Rio.

Estas parcerias visam ampliar as competências das ações realizadas pelo Semente do Esporte, na busca do desenvolvimento sustentável.

ESPORTES: Natação, Futebol, Kick Boxing, Hidroginástica, Tênis, Futsal.

CULTURA: Sessão semanal de Cinema no Auditório do Cap-UERJ com pipoca e refrigerante, Roda de leitura, Teatro, Aulas de dança, violão, canto. Leitura e Roda de conversa.

LAZER: passeios a Museus e Centros Culturais, entre outras atividades para aprendizado e desenvolvimento tais como Jardim Zoológico, Parque Nacional da Tijuca, visitas a outros projetos sociais. Festas em todas as datas comemorativas para os beneficiários e seus familiares.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL:  parceria com o SENAC Rio pelo Portal do Futuro - 3 anos de participação com formação de jovens para o mercado de trabalho.

INCLUSÃO DIGITAL: O Instituto Semente do Esporte criou o Espaço de Inclusão Digital, do projeto Apostando no Futuro, localizado dentro do Complexo Paula Ramos, onde foram colocados 12 computadores com softwares originais e de última geração doados pela Microsoft, com oferta de mais de 250 cursos on line de orientação profissional, gratuitamente, para os moradores das comunidades beneficiadas.

Esta loja de cursos existe ainda hoje, de forma independente do projeto, e ajuda jovens brasileiros do ensino médio e universitário, a ampliar seus conhecimentos em mais de 20 áreas de estudo por meio do Projeto Dono do Futuro.

EDIÇÃO DE JORNAL COMUNITÁRIO: Jornal ‘O Progresso’ com as atividades das comunidades beneficiadas, e ainda com o Grupo de Jovens no Portal do Futuro, curso gratuito oferecido pelo SENAC Rio, e do qual todos os interessados participavam, acompanhados pela dinamizadora comunitária do projeto, uma moradora contratada pelo mesmo para este acompanhamento