Promoção do Voluntariado

O ISE promove ações de capacitação e integração do Voluntariado desde 2005, quando teve início a atuação junto ao SESC Rio. Capacitou desde então, voluntários para atuar em diversos eventos esportivos e paradesportivos, objetivando incentivar a cidadania e a participação colaborativa.

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO EM DIVERSAS UNIDADES DO SESC RIO

O Projeto Voluntário Pelo Esporte, registrado como marca de propriedade de seus criadores, preparou e encaminhou sua equipe de voluntários a diversos eventos esportivos e paraesportivos.

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE VOLUNTÁRIOS

2005 -⁠ UNIDADES DO SESC RIO:

  • Campeonato Mundial de Boccia de Paralisados Cerebrais, 2006 – Praia de Copacabana, Organização ANDE – Associação Nacional de Desportos para Deficientes.
  • Mundial de Futebol de 7 de Paralisados Cerebrais, 2007 - Complexo Esportivo de Deodoro. Organização ANDE – Associação Nacional de Desportos para Deficientes.
  • Maratona do Rio, 2007 – do Recreio ao Aterro do Flamengo. Organização Spiridon – parceria com o SESC Rio.

2010 - Dia do Desafio em todo o estado do Rio de Janeiro, evento que ocorre toda última quarta-feira do mês de maio.

2013 - 1rst. Syncro Open, organizado pela CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos no Parque Aquático Júlio De Lamare. O evento contou com a presença de 110 voluntários do Instituto Semente do Esporte, atuando na recepção, hospitalidade, turismo e organização do evento.

O ISE é uma organização cuja aderência tem nível de excelência entre seus voluntários, e conquistou índice ZERO de absenteísmo, tendo seus voluntários recebido os melhores elogios dos organizadores de eventos nos quais participaram.

 

CULTURA DO VOLUNTARIADO

A cultura do voluntariado cresce hoje no Brasil, ganhando reconhecimento social e empresarial. Com o objetivo de incentivar a cultura e a prática do trabalho voluntário no esporte, tanto no âmbito social como para o esporte de alto rendimento, o ISE mobiliza o projeto Voluntário Pelo Esporte, abrindo assim mais uma possibilidade de participação cidadã.

O ISE por meio do projeto Voluntário Pelo Esporte, busca práticas efetivas de posicionamento para o setor social, pois acredita no valor da promoção de transformações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da parcela da sociedade que se encontra destituída de seus direitos básicos, através de ações sociais de práticas esportivas e de lazer.

Observamos que os eventos de alto rendimento têm sua viabilidade econômica no viés do voluntariado esportivo, cuja ação beneficia a realização dos mesmos e também o desenvolvimento de jovens estudantes, especialmente alunos dos cursos de Educação Física, que têm interesse em ampliar e/ou aperfeiçoar sua aprendizagem profissional dentro de suas áreas e carreiras futuras.

 

 Assim, abre-se aqui um espaço onde todos os interessados em partilhar esforços através de ações voluntárias no ambiente esportivo, ou seja, não-remuneradas, bem como alargar suas redes de conhecimento e relacionamento, poderão encontrar alguma forma de participação. 

Para tornar-se Voluntário em qualquer ação, você deve assinar o Termo de Adesão ao serviço voluntário

Você deve também ler todo o teor da Lei do Voluntário.

TERMO DE ADESÃO LEI DO VOLUNTÁRIO