HISTÓRICO ISE

semente

Fundado com a proposta de desenvolver treinamento e capacitação a pessoas interessadas em atuar na área de Voluntariado Esportivo, uniu-se inicialmente ao SESC Rio, para implementar e desenvolver o projeto Voluntário Pelo Esporte, por meio de sua Presidente - Professora Verônica Périssé Nolasco.

O Instituto Semente do Esporte construiu um banco de dados de aproximadamente 3.000 voluntários, implementando o modelo de captação de pessoas através de sistema eletrônico, para após realizar encontros presenciais de treinamentos, e a seguir encaminhar voluntários a eventos esportivos e paraesportivos.

 

 

2008 - Oficialização do registro do Instituto Semente do Esporte

2010  - O Instituto Semente do Esporte inicia outros modelos de atuação no Terceiro Setor,  junto a novas frentes de trabalho, além de manter o incentivo ao trabalho voluntário.

Através de convênio realizado junto a SUDERJ, responsabilizou-se pela ida da equipe do Rio de Janeiro ao JABS.

Os Jogos Abertos Brasileiros são uma iniciativa independente sustentada por 10 estados, responsáveis pelo custeio, organização e realização do evento. São eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Os Jogos Brasileiros contaram com cerca de 2 mil atletas, nas modalidades de natação, atletismo, judô, futsal, vôlei, basquete e handebol.

O Instituto Semente do Esporte assina um convênio com a Fundação Cesgranrio, na qualidade de responsável para gerenciar o Projeto Apostando no Futuro, nas áreas de esporte, cultura, e lazer. Poucos meses após o início de sua gestão, assume também as áreas de Inclusão Digital e Qualificação Profissional, e passa a coordenar a elaboração do Jornal ‘O Progresso’, impresso de forma voluntária pelo jornal  A Folha Dirigida, para os moradores das quatro comunidades beneficiadas pelo mesmo.

No Projeto Apostando no Futuro, o Semente do Esporte efetua novas parcerias, para viabilizar suas ações e passa a ser parceiro das seguintes instituições: Microsoft, Rock in Rio, SENAC, TechSoup Brasil, Conservatório Brasileiro de Música, CIEE, e SESC Rio.

Estas parcerias visam ampliar as competências das ações realizadas pelo Semente do Esporte, na busca do desenvolvimento sustentável.

Esta loja de cursos existe ainda hoje, de forma independente do projeto, e ajuda jovens brasileiros do ensino médio e universitário, a ampliar seus conhecimentos em mais de 20 áreas de estudo por meio do Projeto Dono do Futuro.

Neste projeto, o jovem tem a oportunidade de conhecer diversas áreas de estudo e identificar aquela que está mais alinhada com seus interesses e habilidades. A cada curso completo o jovem recebe um certificado gerado automaticamente pelo sistema do ISE, e seu Currículo entra para um banco de empregos.

O ISE procura através desta ação, contribuir para que o jovem possa ser preparado para - quando entrar na faculdade, conseguir alcançar melhores oportunidades de emprego e salário junto ao mercado de trabalho.

 

Ainda em 2010, em evento patrocinado para UBM, empresa promotora de eventos internacionais, que cedeu durante 3 anos consecutivos espaço no Expocenter Norte, em São Paulo, para organizações do Terceiro Setor de todo o Brasil, com o objetivo de integrar organizações de diversas áreas e apresentá-las a investidores interessados em apoiar iniciativas de cunho social. Denominada ONG Brasil, em Novembro / 2010 – São Paulo – SP Data: 25-27/11

PROJETOS SOCIAIS ISE