Histórico

O Instituto Semente do Esporte é uma associação privada sem fins econômicos, fundada em 2008, para atuar em projetos de desenvolvimento social nas áreas de esporte, lazer, inclusão digital e qualificação profissional. Desenvolve também pesquisas acadêmicas para contribuir com a ampliação do conhecimento.

Fundado com a proposta de desenvolver treinamento e capacitação de pessoas interessadas em atuar na área de Voluntariado Esportivo, uniu-se ao SESC Rio, para implementar e desenvolver o projeto SESC Voluntário Pelo Esporte, através de sua Presidente, a Professora Verônica Périssé Nolasco.

Este projeto surgiu dos estudos realizados pela equipe de Estudos Olímpicos da Universidade Gama Filho, através da obra intitulada Atlas do Esporte no Brasil, organizada pelo Professor Lamartine Da Costa e lançada em 2004.

Atuou na capacitação de aproximadamente 3.000 voluntários, implementando o modelo de captação de pessoas através de sistema eletrônico, para após realizar encontros presenciais de treinamentos, e a seguir encaminhar voluntários para eventos esportivos e paraesportivos. O Projeto Voluntário Pelo Esporte preparou e encaminhou sua equipe de voluntários para diversos eventos esportivos e paraesportivos, sendo estes apresentados a seguir
ISE HISTORICO 1

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO DE VOLUNTÁRIOS EM DIVERSAS UNIDADES DO SESC RIO, PARA DIVERSOS EVENTOS DISTINTOS:
ISE HISTORICO 2

EVENTOS: Campeonato Mundial de Boccia de Paralisados Cerebrais, 2006 – Praia de Copacabana, Organização ANDE – Associação Nacional de Desportos para Deficientes.
ISE HISTORICO 3

MUNDIAL DE FUTEBOL DE 7 DE PARALISADOS CEREBRAIS, 2007 – Complexo Esportivo de Deodoro. Organização ANDE – Associação Nacional de Desportos para Deficientes.
ISE HISTORICO 4MARATONA DO RIO, 2007 – do Recreio ao Aterro do Flamengo
ISE HISTORICO 5

EM 2010, O INSTITUTO SEMENTE DO ESPORTE INICIA OUTROS MODELOS DE ATUAÇÃO NO TERCEIRO SETOR, ABRINDO NOVAS FRENTES DE TRABALHO, ALÉM DE MANTER O TRABALHO DE INCENTIVO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO.

CAPACITA VOLUNTÁRIOS PARA O DIA DO DESAFIO EM TODO O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

O INSTITUTO SEMENTE DO ESPORTE, ATRAVÉS DE CONVÊNIO REALIZADO JUNTO A SUDERJ, NO ANO DE 2010, LEVOU A EQUIPE DO RIO DE JANEIRO AOS JABS – JOGOS ABERTOS BRASILEIROS, REALIZADOS EM CUIABÁ, MT

Os Jogos Abertos Brasileiros são uma iniciativa independente sustentada por 10 estados, responsáveis pelo custeio, organização e realização do evento. São eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Os Jogos Brasileiros contaram com cerca de 2 mil atletas, nas modalidades de natação, atletismo, judô, futsal, vôlei, basquete e handebol.
ISE HISTORICO7

O ANO DE 2010 O ISE FECHA CONVÊNIO COM A FUNDAÇÃO CESGRANRIO, PARA GERENCIAR O PROJETO APOSTANDO NO FUTURO, NAS ÁREAS DE ESPORTE, CULTURA E LAZER. POUCOS MESES APÓS O INÍCIO DE SUA GESTÃO, ASSUME TAMBÉM AS ÁREAS DE INCLUSÃO DIGITAL E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, E PASSA A COORDENAR A ELABORAÇÃO DO JORNAL ‘O PROGRESSO’, IMPRESSO DE FORMA VOLUNTÁRIA PELO JORNAL A FOLHA DIRIGIDA, PARA OS MORADORES DAS 4 COMUNIDADES BENEFICIADAS PELO MESMO.

NO PROJETO APOSTANDO NO FUTURO, O ISE EFETUA NOVAS PARCERIAS PARA VIABILIZAR SUAS AÇÕES, E PASSA A SER PARCEIRO DAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES: Microsoft, Rock in Rio, SENAC, TechSoup Brasil, Conservatório Brasileiro de Música, CIEE, e SESC Rio. ESTAS PARCERIAS VISAM AMPLIAR AS COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO ISE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL SUSTENTÁVEL.

ESPORTES: Natação, Futebol, Kick Boxing, Hidroginástica, Tênis, Futsal
ISE HISTORICO 8

CULTURA: SESSÃO SEMANAL DE CINEMA NO AUDITÓRIO DO CAP-UERJ
ISE HISTORICO 9

RODA DE LEITURA – TEATRO

Atividades culturais – aulas de dança, violão, canto, além de sessões semanais de cinema com pipoca e refrigerante.

As atividades de lazer com passeios a Museus e Centros Culturais, entre outras atividades para aprendizado e desenvolvimento tais como Jardim Zoológico, Parque Nacional da Tijuca, visitas a outros projetos sociais, e diversas ações de interesse do público beneficiário.
ISE HISTORICO 10A qualificação profissional feita através da parceria com o SENAC Rio pelo Portal do Futuro – com 3 anos de participação e formação de jovens para o mercado de trabalho. Na página a seguir, temos a chamada no Jornal ‘O Progresso’, sobre as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Jovens no Portal do Futuro, curso gratuito oferecido pelo SENAC Rio, e do qual todos os interessados participavam, acompanhados pela dinamizadora comunitária do projeto, uma moradora contratada pelo mesmo para este acompanhamento.
ISE HISTORICO APOSTANDO NO FUTURO 1

O Instituto Semente do Esporte criou o Espaço de Inclusão Digital, do projeto Apostando no Futuro, localizado dentro do Complexo Paula Ramos, onde foram colocados 12 computadores com softwares originais e de última geração doados pela Microsoft, com oferta de mais de 250 cursos on line de orientação profissional, gratuitamente, para os moradores das comunidades beneficiadas. Esta loja de cursos existe ainda hoje, de forma independente do projeto, e ajuda jovens brasileiros do ensino médio e universitário, a ampliar seus conhecimentos em mais de 20 áreas de estudo.
ISE HISTORICO 11

O JOVEM TEM A OPORTUNIDADE DE CONHECER DIVERSAS ÁREAS E IDENTIFICAR AQUELA QUE É MAIS ADEQUADA A SEUS IDEAIS.

ENCAMINHAMENTO DOS JOVENS PARA OS PROGRAMAS DE CURSO DE GRATUIDADE DO SISTEMA S E CIEE.

EVENTO PATROCINADO PELA UBM – EMPRESA DE EVENTOS INTERNACIONAIS QUE CEDEU DURANTE 3 ANOS O EXPOCENTER NORTE EM SÃO PAULO, PARA ONG’s DE TODO O BRASIL, COM O OBJETIVO DE INTEGRAR ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR E INVESTIDORES INTERESSADOS EM APOIAR INICIATIVAS DE CUNHO SOCIAL.

ONG Brasil – Novembro / 2010 – São Paulo – SP Data: 25-27 Novembro / 2010

CALENDÁRIO ACADÊMICO DO INSTITUTO SEMENTE DO ESPORTE:

• Encontro de Gestores Sesc Rio – 2007
• Pesquisa do perfil do voluntariado do Pan-Americano – Julho 2007
• Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica – Julho de 2007
• Pesquisa do perfil do voluntariado do Pára Pan-Americano – Agosto 2007
• FIESLA – 2º Semestre 2007

• MARATONA DE NEGÓCIOS SOCIAIS – SEBRAE – SET/OUT/NOV 2014

PUBLICAÇÕES REALIZADAS ATRAVÉS DE PESQUISAS COM DADOS E INFORMAÇÕES OBTIDOS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO INSTITUTO SEMENTE DO ESPORTE

Captaneado por Dr Lamartine DaCosta, as pesquisas abordadas pertencem ao Grupo de Pesquisas em Estudos Olímpicos da Universidade Gama Filho et all.
Pesquisa aplicada aos voluntários dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007
Capítulo do livro SEMINARS SPAIN-BRASIL, University and Olympic Studies
Capítulo publicado no livro Legados de Megaeventos Esportivos (1)
Capítulo publicado no livro Legados de Megaeventos Esportivos (2)

PROJETO EMPREENDENDO PELO ESPORTE, 2011

• Parceria com a ZELTZER Escola de Empreendedorismo
• Objetivo: elaboração de conteúdo na área de formação esportiva para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras.
• Local da Oficina: SESC Tijuca
• Contrato: Agosto / 2010 a Janeiro 2011
ISE HISTORICO 13

JABS 2011 – JOGOS ABERTOS BRASILEIROS, POÇOS DE CALDAS, MG

O evento entre os dias 27/05/2011 e 01/06/2011, em Poços de Caldas (MG). Participação no evento de atletas dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A Delegação do Rio de Janeiro levou 213 participantes a Poços de Caldas e participou das modalidades de Atletismo, Natação, Judô, Voleibol, Handebol, Futsal e Basquete.
ISE HISTORICO 14

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS RELIZOU O 1st. SYNCRO OPEN – PARQUE AQUÁTICO JÚLIO DE LAMARE, 2013 E CONTARAM COM A PRESENÇA DOS VOLUNTÁRIOS DO ISE
ISE HISTORICO 15

O ISE É UMA ORGANIZAÇÃO CUJA ADERÊNCIA TEM NÍVEL DE EXCELÊNCIA ENTRE SEUS VOLUNTÁRIOS, E CONQUISTOU ÍNDICE ZERO DE ABSENTEÍSMO, TENDO SEUS VOLUNTÁRIOS RECEBIDO OS MELHORES ELOGIOS DOS ORGANIZADORES DE EVENTOS DOS QUAIS PARTICIPOU

O INSTITUTO SEMENTE DO ESPORTE HOJE ESTÁ SE DEDICANDO A VALORIZAR SUA MARCA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR PARA QUE SUA FORÇA POSSA SER MAIS DEFINITIVA NA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Para tanto, dedica-se a incrementar o seu projeto Dono do Futuro, que tem como proposta contribuir com jovens de Ensino Médio – na rede pública e privada a aperfeiçoar seus conhecimentos em 20 áreas profissionais distintas através de cursos on line.

ISE HISTORICO 16Este projeto oferece ao jovem a oportunidade de chegar ao Ensino Superior pronto o suficiente para ser contratado em um estágio na sua área de formação, recebendo o valor que necessita para suas despesas mensais, oportunizando sua entrada ao mercado em melhores condições de concorrer para o sucesso profissional.

A cada curso completo o jovem recebe um certificado gerado automaticamente pelo sistema do ISE, e seu Currículo entra para um banco de empregos. Desta forma, o ISE está ampliando não apenas seu conhecimento, como sua maior chance de empregabilidade.

O ISE procura através desta ação, contribuir para que o jovem que precisa ir trabalhar a partir dos 15 anos, possa ser preparado para – quando entrar na faculdade, conseguir alcançar melhores oportunidades de emprego e salário, junto ao mercado de trabalho.